Cálculo Idade gestacional

CÁLCULO DA IDADE GESTACIONAL

Os métodos para esta estimativa dependem da data da última menstruação (DUM), que corresponde ao primeiro dia de sangramento do último ciclo menstrual referido pela mulher.

I. Quando a data da última menstruação (DUM) é conhecida e certa:

É o método de escolha para se calcular a idade gestacional em mulheres com ciclos menstruais regulares e sem uso de métodos anticoncepcionais hormonais:

                •              Uso do calendário: some o número de dias do intervalo entre a DUM e a data da consulta, dividindo o total por sete (resultado em semanas);

                •              Uso de disco (gestograma): coloque a seta sobre o dia e o mês correspondentes ao primeiro dia e mês do último ciclo menstrual e observe o número de semanas indicado no dia e mês da consulta atual.gestograma para edad gestacional

II. Quando a data da última menstruação é desconhecida, mas se conhece o período do mês em que ela ocorreu:

Se o período foi no início, meio ou fim do mês, considere como data da última menstruação os dias 5, 15 e 25, respectivamente. Proceda, então, à utilização de um dos métodos descritos .

III. Quando a data e o período da última menstruação são desconhecidos:

Quando a data e o período do mês não forem conhecidos, a idade gestacional e a data provável do parto serão, inicialmente, determinadas por aproximação, basicamente pela medida da altura do fundo do útero e pelo toque vaginal, além da informação sobre a data de início dos movimentos fetais, que habitualmente ocorrem entre 18 e 20 semanas. Pode-se utilizar a altura uterina e o toque vaginal, considerando-se os seguintes parâmetros:

•              Até a 6a semana, não ocorre alteração do tamanho uterino;

•              Na 8a semana, o útero corresponde ao dobro do tamanho normal;

•              Na 10a semana, o útero corresponde a três vezes o tamanho habitual;

•             Na 12a semana, o útero enche a pelve, de modo que é palpável na sínfise púbica;

•              Na 16a semana, o fundo uterino encontra-se entre a sínfise púbica e a cicatriz umbilical;

•              Na 20a semana, o fundo do útero encontra-se na altura da cicatriz umbilical;

•              A partir da 20a semana, existe relação direta entre as semanas da gestação e a medida da altura uterina. Porém, este parâmetro torna-se menos fiel a partir da 30a semana de idade gestacional.

Quando não for possível determinar clinicamente a idade gestacional, solicite o mais precocemente possível a ultrassonografia obstétrica.

Obs.: Considerando-se que 11% a 42% das idades gestacionais estimadas pela data da última menstruação são incorretas, é oferecido à gestante o exame ultrassonográfico, que, além de melhor determinar a idade gestacional, auxilia na detecção precoce de gestações múltiplas (inclusive, evidencia o tipo de placentação nestes casos) e de malformações fetais clinicamente não suspeitas. Idealmente, o exame deve ser realizado entre 11 e 14 semanas, utilizando-se o comprimento cabeça–nádega para determinar a idade gestacional. A partir da 15ª semana, a estimativa de idade gestacional será feita pela medida de varios paremetros como diâmetro biparietal, diametro abdominal, longitud occipito frontal, compremento do femur, que são calculadas em uma formula.

Diante de uma diferença maior que 7 dias entre a idade gestacional calculada pela data da última menstruação e pela ultrassonografia, considera-se a IG apontada por este exame.

 João  Paolo Sampaio Ferreira

Estudante de Medicina UFMG

Referencias:

Caderno de Atenção Básica – Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco. MINISTÉRIO DA SAÚDE -Secretaria de Atenção à Saúde -Departamento de Atenção Básica. Brasilia – 2012


Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.